Love For Sale

Quando o clichê surpreende

Essa semana eu li Love for Sale que é um título que eu sempre ouvi falar, mas nunca tive realmente a curiosidade pra ler, especialmente porque o tipo de pintura feita no manhwa não me agrada muito, mas o momento de ler ela chegou e vou deixar aqui a minha opinião sobre ela.

Contém Spoilers

Primeiras impressões

Ao me deparar com o título pensei que seria apenas uma obra onde o seme rico “adota” o uke pobre. Um clichê bem batido nos BLs. Esperava uma comédia besta com muito papapa, mas já no início da obra já no início da obra ao me deparar com um uke que não possuí nenhuma dívida e está apenas lutando para sobreviver, deu para sentir que a história seria um pouco diferente do que eu estava imaginando.

Apesar de Love for Sale seguir o caminho comum do uke fodido onde sua vida só piora a cada minuto para que ele fique dependente do seme, fui surpreendida com uma dinâmica mais interessante do que a que estava esperando.

O seme, Sie-on, encontra o uke, Namwoo, um completo estranho, bêbado em uma loja de conveniência e decide cuidar dele. A partir disso achei que veria mais um daqueles relacionamentos contratuais onde o uke fica em desvantagem, porém o que foi apresentado foi uma relação onde um gosta de cuidar e o outro precisa ser cuidado.

Só pelo fato de que Sie-on ser mais velho e podre de rico, achei que ele usaria o seu dinheiro e experiência para possuir Namwoo, como geralmente vemos nesse tipo de clichê. Principalmente depois que ele propõe um namoro em troca de dinheiro, mas na realidade a intenção dele era apenas fazer com que aquele jovem que parecia tão perdido, feliz. E foi aí que as coisas começaram a me surpreender.

Enredo

Eu estava esperando comédia e papapa e recebi drama, diálogos maduros e desenvolvimento. 🙏🏻 🙏🏻 🙏🏻

Eu gostei de como ambos possuem bagagem emocional e que por isso a relação entre eles parece ser puramente transicional, pois isso deu espaço para debater vários assuntos interessantes dentro da obra. Sie-on quer pagar todas as despesas de Namwoo e cuidar de todas as suas necessidades, enquanto Namwoo acha que precisa dar o seu corpo como pagamento.

Achei que Namwoo teve uma reação muito honesta e real a situação, sem ser chato, como Johann o uke de Sugar Rain que era insuportável. Quanto mais Namwoo recebia, tanto financeiramente, quanto em atenção e cuidado, mais ele se sentia em dívida com Sie-on, sem saber que tudo que o namorado queria era alguém que precisasse dele.

E apesar de tudo na trama rodar em torno do dinheiro, o principal tema da história é sobre crianças que cresceram sem amor, e esse fato que fez duas pessoas tão distintas como Sie-on e Namwoo terem algo em comum e serem perfeitos para apoiar um ao outro.

Desenvolvimento

Eu gostei bastante de como a relação deles evoluiu, assim como o amadurecimento dos personagens. A interação do casal tem vários conflitos por causas das diferenças tanto sociais quanto de idade, mas eles sempre tentavam conversar para resolver, apesar de nem sempre funcionar, pois eles pensavam de formas muito diferentes, eles tentavam agir da forma mais madura que conseguiam e quando isso não era suficiente, eles procuravam apoio em pessoas próximas.

O desenrolar da história mostra o passado de ambos influencia no conflitos com a família e amigos e o que achei mais interessante foi o fato de que o namoro entre os protagonistas foi o que gerou mudança e amadurecimento dentro das outras relações.

Foi muito interessante de ver que mesmo Sie-on sendo mais velho e maduro, ainda foi capaz de encontrar sabedoria no namorado mais novo, pois é assim que a vida funciona, independente de idade, todos nós temos algo para ensinar.

O crescimento de Namwoo é palpável! Ele deixa de ser uma pessoa fechada e reservada e passa a ter mais confiança nas pessoas e em si mesmo. Ele também enfrenta a família saindo do armário e tenta agir como um casal normal, sem ligar para o julgamento das pessoas, inclusive em público, o que antes era um grande problema para ele.

Sie-on também evoluiu bastante. Depois que ele percebeu o motivo pelo qual as suas relações falhavam e que Namwoo o amava mesmo assim, ele foi capaz de se entregar a relação. Vê-lo se apaixonar, ficar ansioso pra ver o namorado e ficar com ciúmes pela primeira vez foi uma experiência bem divertida e tornou a declaração de amor dele muito especial.

As sides entregaram algo que eu gosto muito: namoradinhos domésticos.

Meta de relacionamento

Eles casadinhos é uma retratação muito real de como acontecem conflitos entre duas pessoas com hábitos muito diferentes que passaram a compartilhar uma casa, e a forma que eles lidam com tudo é bem interessante.

Algo que me pegou nessa história, foi quando o Namwoo começou a trabalhar em uma firma e não tinha nada para fazer. Isso era uma das coisas que eu mais odiava quando trabalhava CLT. Passar horas no escritório encarando o monitor, quando o resto da empresa parecia transbordar de trabalho era frustrante! E assim como Namwoo eu me sentia uma inútil nessas situações.

Love for Sale desenvolveu muito bem todos os elementos da história de uma forma muito satisfatória e me surpreendeu muito positivamente. Exceto pelo casal secundário que foi esquecido no churrasco ou não.

Personagens

Namwoo

O Sugar Baby

O que mais me pegou nessa história foi a relação que Namwoo tinha com dinheiro. Ele, assim como eu, sempre fez tudo contando as moedinhas, tendo que se privar de pequenos luxos como comer fora ou pedir delivery de vez em quando, coisas que parecem tão comuns no círculo social dele, mas que para ele significava ficar sem comer ou deixar de pagar uma conta.

A relação familiar dele foi muito bem explorada. Tanto os problemas financeiros de um casal com dois filhos, como os conflitos que se tem quando a criança mais velha é obrigada a cuidar da mais nova e de todo o peso que é sair do armário para uma família que não te apoia.

Outro ponto que deixou Namwoo como um personagem bem real, foi o desconforto que ele tinha ao ser bancado pelo namorado. Ele precisava do dinheiro, mas receber sem trabalhar por ele era algo que pesava muito na relação dele com Sie-on, ao menos até ele entender as intenções do namorado.

Sie-on

O Sugar Ahjussi

Todo o drama na vida dele me emocionou e me fez chorar. Foi muito bom compreender o porquê Sie-on gosta tanto de cuidar das pessoas e o motivo para ele se achar incapaz de amar alguém.

Foi muito dificil me identificar com ele, já que Sie-on tem uma realidade muito diferente da minha, mesmo assim não foi difícil de entender a sua trajetória. Ele não foi um simples caso de “pobre menino rico”, pois apesar de ter crescido com pouco afeto e muito dinheiro, ele se tornou uma pessoa muito atenciosa com aqueles que considerava queridos. Apesar disso, ele estava sempre disposto a deixá-los ir a qualquer momento.

Um dos pontos importantes na história de Sie-on é o fato de que ele foi abandonado pela mãe, que vivia em um casamento infeliz, quando ainda era criança. Por isso ele achava que não seria capaz de amar ninguém, já que ninguém poderia ser feliz ao lado dele.

A frase mais marcante desse manhwa pra mim foi quando a ex-namorada de Sie-on chegou à conclusão que ele acreditava que as pessoas podem se tornar felizes depois de deixá-lo. Foi aí que tudo sobre ele fez sentido.

Meus olhos enchem de lágrimas só de lembrar

Teve um ponto em especial que consegui me identificar com Sie-on. Assim como ele eu sou filha única e vivia em ambientes rodeada de adultos na maior parte do tempo, por isso meu conforto sempre esteve na leitura. Infelizmente não sou herdeira que nem ele e não posso começar a minha própria editora, mas pelo menos posso escrever minhas próprias histórias. 

Sencundários 

Quase todos os personagens na trama se conheciam, ou passaram a se conhecer eventualmente, e isso é muito vida real! Quantas vezes você conheceu alguém e descobriu que ela também conhecia alguma amizade sua? E acredito que foi por isso que Dal HyeonJi conseguiu que cada um dos personagens possuíssem um papel importante e bem elaborado.

O casal secundário me pareceu bem interessante! Mas infelizmente tivemos menos que migalhas deles! Dal HyeonJi até postou no twitter algumas artes deles e algumas informações, como o fato de que eles são versáteis, mas na história em si só sabemos que tem um amor não correspondido, uma tatuagem de gato, uma aliança e mais nada! Espero muito que Dal HyeonJi lance um spin off deles, pois estou sedenta por esse casal!

As migalhas

Roteiro

No geral, o enredo de Love for Sale é muito bom! A diferença de classe e social é bem construída, os frames de sexo são bonitos e tesudos, mas admito que a quadrinização me incomodou com flashbacks desnecessários. No início fez sentido Namwoo lembrar das situações de quando estava bêbado aos poucos, mas esse modelo de mostrar a história de forma não linear se manteve por toda a obra, mesmo quando não era um passado distante, deixando a narração confusa.

Eu sou completamente a favor de narração não linear, mas acho que a execução nessa obra deixou muito a desejar e ao invés de aumentar a expectativa, ou deixar um gostinho de mistério, só gerou frustração.

Arte

Apesar de eu não gostar muito da pintura com tons foscos, admito que a arte é bonita!

Sie-on tem cara de Ahjussi e isso é muito importante em um age gap!

Não sou especialista em anatomia, mas nenhum quadro me causou desconforto, muito pelo contrário, achei as formas muito bonitas e agradáveis e os chibis são simplesmente adoráveis!

PAPAPA

Nível de Picância 🌶🌶🌶 (3 de 5)

As cenas são muito sensuais, as poses são bem elaboradas e o fato do Nanwoo ser um uke bundudo e pernudo me agrada extremamente.

Um exemplo de cena interessante é esse frame abaixo:

Só quem viveu sabe

Eu não gostei dessa cena fora de contexto, mas lendo ela é extremamente sexy! A dinâmica deles é muito gostosa, com seme mais velho e menor sendo devotadíssimo ao seu uke grandão e fogoso que pede 🍆sem medo (com vergonha sim, mas sem medo!) é bom demais!

Comparado ao número de capítulos que temos a quantidade de vezes que tivemos PAPAPA foram poucas e muitas vezes foram cortados com flashbacks aleatório quebrando o clima e o fato de Sie-on ter nojinho de sêmen foi um pouco broxante pra mim.

O problema pra mim não foi a quantidade, pois existem obras que entregam tudo com pouquíssimos capítulos como Reunion ou que sequer tem papapa, mas a sensualidade impera como em Pixiu Bistrô. É mais sobre a roteirização das cenas que diminui a drasticamente a tensão sexual entre o casal e o tesão do ato.

Love for Sale, entrega tesão, mas podia ser melhor, não precisava aumentar a quantidade e sim a qualidade das cenas sem cortar os momentos. A relação deles é mais fofa do que sexy, o que pra mim não é um problema, mas admito que queria ao menos que os lemons fossem lineares.

Conclusão

No fim, a história mostra que tudo o que Namwoo precisava não era mil wones, como ele achava, mas sim de pessoas em quem pudesse se apoiar sem ter que se preocupar em ser um peso para ela.

A verossimilhança pra mim foi o mais incrível! É muito dificil criar uma narrativa e conseguir se ater aos fatos, manter as situações críveis e criar personagens profundos, tudo isso Dal HyeonJi fez com maestria.

Eu me identifiquei muito com Namwoo e até um pouquinho som Sie-on e isso deixa a história ainda mais interessante pra mim.

Love For Sale é uma boa história, a arte é bonita, apesar de não totalmente do meu agrado, os personagens são bem construídos e evoluíram muito bem entregando um final que me deu borboletas no estomago.

Foi uma história que me marcou e que com certeza vou lembrar com carinho.

Frames que Gostei

Infelizmente não tive como mostrar a rabona e as cochonas do Namwaoo =x

Ficha Técnica

Título: Love for Sale

Autoria: Dal HyeonJi

Capítulos: 103

Nome original:  백만원의 로맨스

Origem: Coreia do Sul

Onde ler: Lezhin Us (em inglês) ou Lezhin Es (em espanhol)

Sinopse

"Isso vai te fazer feliz?" Namwoo acorda uma noite e encontra notas de dinheiro espalhadas por todo o quarto, junto com a vaga lembrança de um belo estranho. Mesmo em seus sonhos mais loucos, tudo o que Namwoo deseja é ter dinheiro suficiente para sobreviver a cada mês. Si-eon, por outro lado, tem tudo o que poderia desejar, exceto a felicidade. Intrigado com os humildes desejos de Namwoo, Si-eon lhe oferece o dinheiro que ele quer, mas com a condição de que ele tenha que namorá-lo.

Pontos Fortes

· Uso de clichês de forma diferente

· Verossimilhança

· Crítica Social

· Bom desenvolvimento e bom encerramento

Pontos Fracos

· Roteirização confusa

· Pintura não faz o meu estilo

Avaliações

Enredo: 10 Roteiro: 8 Personagens: 10 Desenvolvimento: 10 Arte: 9

Nota Geral: 9,4

Até a próxima resenha!